Logo
Logo

Diário de bordo – Illustration Academy – semana 1

Este poderia facilmente ser o post mais longo do blog, mas tentarei ser breve, uma tarefa difícil para um tagarela como eu.

Estou de volta à Illustration Academy, depois de mais de 10 anos, e parece que foi no ano passado que estudei com estes monstros sagrados da ilustração.

Em uma semana já aconteceram tantas coisas que não caberiam neste post, mas vou fazer um resumo das que eu considero mais relevantes.

Eu sou um rato de palestras, adoro consumir informação em grandes goles, e voltei para tomar uma overdose de cerca de 10 horas por dia (às vezes mais) por 5 dias seguidos. Os intervalos eram curtos, suficientes para almoçar e voltar para o auditório, climatizado em temperatura glacial, contrastando com o calor senegalesco, extremamente úmido, de Sarasota.

A semana de palestras começa com a revisão dos trabalhos finais dos alunos,  sobre o projeto sugerido na semana anterior.

Imagine o que é ter Gary Kelley, John English e toda a esquadrilha de ases da ilustração comentando cada trabalho, dando dicas, apontando os caminhos para o sucesso da peça que o estudante trabalhou durante a semana, tanto em termos técnicos como em conceito, conteúdo, adequação, etc.

Cada palestrante da Lecture Week é um gigante no mercado de ilustração, e além dos seus portfolios, eles revelam sua bagagem profissional, fazem muitos comentários, compartilham dicas e insights brilhantes, e ao final da apresentação respondem as perguntas dos estudantes.

Para os leitores mais curiosos, eu coloquei um link em cada um.

Terry Brown

Barron Storey

Francis Livingston

Mark English

Gary Kelley

Anita Kunz

George Pratt

Sterling Hundley

Jillian Tamaki

Sam Webber

Robert Meganck

Jon Foster

Chris F. Payne

De quebra a equipe de instrutores permanentes conta com o cérebro V8 turbinado de Brent Watkinson e a experiência de outro ex-aluno de 1996 e 1997, que se tornou indispensável para a academia, Doug Chayka.

Na foto após a palestra final, Chris, Sterling, Doug, Robert, Jon, Anita, John e Brent.

Nestes dias intensos, eu escrevi páginas e mais páginas de anotações, tirei centenas de fotos e estou registrando comigo o máximo de informações, e espero poder dividir este conteúdo com os colegas assim que voltar para o Brasil.

Retornar depois de tanto tempo me garantiu um privilégio que eu jamais poderia prever, de ser convidado a almoçar e jantar algumas vezes com os organizadores do evento, e não dá pra descrever o que é estar na mesa com estes caras, mas acredite: é muito, muito bom.

Semana que vem começam as atividades de estúdio, e vou mergulhar de cabeça nos projetos.

Amanhã eu coloco umas fotos no Flickr, e assim que estiverem no ar, eu edito esta linha com o link.

Esta é a vista da varanda do dormitório onde estou hospedado, que é um apartamento simples, com 4 quartos individuais, abrigando um australiano, dois americanos, e este paulista que vos escreve.

Este é um dos prédios do campus, onde foram realizadas as palestras finais.

De tudo o que aconteceu aqui nestes dias, uma conversa merece destaque: o interesse dos caras em fazer uma edição Brasil da Illustration Academy.

A princípio achei que fosse por cordialidade, só pra ser gentil com o “brazilian maniac”, como alguns instrutores me chamam por aqui.

Mas quando o John começou a falar sobre datas e duração do treinamento, e confirmou quando Anita Kunz perguntou a respeito, eu tive certeza que não era brincadeira.

Minha cabeça explodiu novamente, pra variar, e estou certo que vai ser uma reação em cadeia, depois deste post muita gente já deve estar com o estopim aceso na cachola…

COMMENTS (7)

Caraca meu velho, nem me fala! Imagina um treinamento desse calibre aqui para nós?

Caro Montalvo,

O Senhor é o responsavel por uma futura gastrite que vou desenvolver devido a espera do “Illustration Academy – Brazil”, muitíssimo obrigado pelas infermações do “front”.

E aguardo ancioso pelas novidades.

Abraço.

Reply

– Walter, este projeto pode ser o mais gratificante e provavelmente o mais importante da minha vida. E o melhor, eu consigo ver ele pronto, acontecendo.

– Carlos, toma um leitinho antes de dormir pra aliviar a gastrite, e tenha bons sonhos, como eu estou tendo (até quando estou acordado).

Abraços pra vocês, e obrigado pelos comentários!

CARACAS, MONTALVO!
nossa…..nem falo nada..!
Que Dahora!

Reply

Monta,

tinha certeza que vc conseguiria a versão Brasil da Illustration Academy!!!!!!!!! Fantástico!!!

Obs.Ainda estou sem dormir por sua causa…rs

abração

Fabio

– Fábio, Eu já vejo a coisa acontecendo, vai ser demais!

Sabe a graphic novel do Pratt que você me deu? Hoje, em um momento fan-boy, pedi pra ele autografar, e o cara fez um puuuuuuta desenho do piloto, com uma dedicatória de fazer marmanjo chorar. Covardia, mas eu adorei. Obrigadasso pelo seu presente, agora batizado pelo pai da criança.

Abração!

Reply

Montalvo
Esse treinamento para um ilustrador é exatamente “estar no paraíso”! WOW!
Traga esse paraíso para o Brasil, por favor!
Abraço

Leave a Comment

Comment (required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Name (required)
Email (required)

Newsletter da Sketcheria

Receba as novidades sobre treinamentos, videos e blog