Series of digital and mixed media portraits, most of them are commissioned art, others are personal studies or Fan Art.
Eu tenho trabalhado com pinturas e fotografias numa série chamada UM OLHAR MAIS PRÓXIMO.
Em resumo, é a diferença entre olhar e ver.
Sem resumo, é um estado mental que acontece quando você cruza essa linha do olhar casual e passa a “ver” - e por algum motivo se envolver com a imagem - absorvendo e contemplando.
Esse motivo leva o observador de um rápido olhar a um olhar mais próximo, é isto que me motiva, artisticamente falando.
Tudo acontece num instante, as respostas visuais são extremamente rápidas, e no momento em que você diminui o ritmo para esticar o tempo observando uma imagem, é quando a percepção muda e você cruzou a linha.
Nesses 3 ou 4 segundos, o observador está atento, em um olhar mais próximo, e cada segundo seguinte é uma conquista para o artista. Uma afirmação foi feita por um, e percebida pelo outro.
A criação é um processo evidentemente mais longo, mas tudo começa da mesma forma: Algo que vejo me impacta e quero fotografar, desenhar, pintar, alterar e recombinar até que aquela visão se torne em outra coisa, parecida, mas que não estava lá como antes.
Não quero ser literal na pintura, a referência fotográfica é a paleta original. No estado de "ver" existem infinitas possibilidades para escapar da realidade e distorcê-la com composições, formas, valores, cores e improvisação.
Na fotografia eu penso como quem pinta, só que mais rápido. E na edição e tratamento eu encontro fotos dentro das fotos, novos recortes, novas ideias. A mídia é diferente, mas o conceito é o mesmo.
Uns chamam de "olhar interior".
Pra mim, é UM OLHAR MAIS PRÓXIMO.
________________________________
A CLOSER LOOK - Series
Series of digital and mixed media paintings on canvas and paper, mostly for Art Galleries and client commisions.
There´s a sharp line between looking and seeing.
Contemplation is a state of mind that starts when you cross that line towards seeing something and getting involved, absorbed by it for whatever reason.
This reason, that brings the viewer from one quick glance to a closer look is what keeps me moving, artwise.
It all happens in a split second, our visual responses are extremely fast, and the moment you slow down your pace to get a second reading at an image, that´s when perception changes and you cross the line.
There´s so much happening in the observer´s mind during those 3 or 4 seconds diving into a closer look, that every next second is a victory for the artist.
A statement was made, and then perceived.
My process is evidently longer, but it all starts just the same, when I´m struck by what I see, and it leads me to painting, altering, recombining, recoloring it, until that vision becomes something else, that wasn´t originally there.
I´m not searching for a literal reproduction of what I see. The photo reference is the original palette where I draw from, and once I´m into that contemplation state, there are endless possibilities to escape reality and twist it with composition, shapes, values, colors and improvisation.
That´s my mind´s eye in a nutshell.
That´s what A CLOSER LOOK means to me.
Selection of some random sketchbook pages.
Most of my books I have made myself, in a process of cutting different kinds of paper, binding them together, stitching and texturing their hard covers.
A collection of studies made along the Covid Pandemic, in an online artists collective, called Illustration Isolation.
Expo Hiperfoco
Uma exposição solo realizada em setembro de 2015 na Galeria Ornitorrinco em São Paulo, Brasil.
30 peças, variando de originais em técnica mista a pinturas digitais em impressões giclée.
Eu tenho trabalhado com pinturas e fotografias numa série chamada UM OLHAR MAIS PRÓXIMO.
Em resumo, é a diferença entre olhar e ver.
Sem resumo, é um estado mental que acontece quando você cruza essa linha do olhar casual e passa a “ver” - e por algum motivo se envolver com a imagem - absorvendo e contemplando.
Esse motivo leva o observador de um rápido olhar a um olhar mais próximo, é isto que me motiva, artisticamente falando.
Tudo acontece num instante, as respostas visuais são extremamente rápidas, e no momento em que você diminui o ritmo para esticar o tempo observando uma imagem, é quando a percepção muda e você cruzou a linha.
Nesses 3 ou 4 segundos, o observador está atento, em um olhar mais próximo, e cada segundo seguinte é uma conquista para o artista. Uma afirmação foi feita por um, e percebida pelo outro.
A criação é um processo evidentemente mais longo, mas tudo começa da mesma forma: Algo que vejo me impacta e quero fotografar, desenhar, pintar, alterar e recombinar até que aquela visão se torne em outra coisa, parecida, mas que não estava lá como antes.
Não quero ser literal na pintura, a referência fotográfica é a paleta original. No estado de "ver" existem infinitas possibilidades para escapar da realidade e distorcê-la com composições, formas, valores, cores e improvisação.
Na fotografia eu penso como quem pinta, só que mais rápido. E na edição e tratamento eu encontro fotos dentro das fotos, novos recortes, novas ideias. A mídia é diferente, mas o conceito é o mesmo.
Uns chamam de "olhar interior".
Pra mim, é UM OLHAR MAIS PRÓXIMO.
________________________________
Expo Hiperfoco, a one man show held in September 2015 at the Galeria Ornitorrinco in São Paulo, Brazil.
30 pieces, ranging from mixed media originals to digital paintins on giclée prints.
A CLOSER LOOK - Series
There´s a sharp line between looking and seeing.
Contemplation is a state of mind that starts when you cross that line towards seeing something and getting involved, absorbed by it for whatever reason.
This reason, that brings the viewer from one quick glance to a closer look is what keeps me moving, artwise.
It all happens in a split second, our visual responses are extremely fast, and the moment you slow down your pace to get a second reading at an image, that´s when perception changes and you cross the line.
There´s so much happening in the observer´s mind during those 3 or 4 seconds diving into a closer look, that every next second is a victory for the artist. A statement was made, and then perceived.
My process is evidently longer, but it all starts just the same, when I´m struck by what I see, and it leads me to painting, altering, recombining, recoloring it, until that vision becomes something else, that wasn´t originally there.
I´m not searching for a literal reproduction of what I see. The photo reference is the original palette where I draw from, and once I´m into that contemplation state, there are endless possibilities to escape reality and twist it with composition, shapes, values, colors and improvisation.
That´s my mind´s eye in a nutshell.
That´s what A CLOSER LOOK means to me.
Exposição coletiva MARES, RIOS E CORES na Casa Nala, em Olinda.
5 international artists expo at the Colombian Embassy in Brasília, capital of Brazil, held in 2003.
Guida is the main character of a whimsical traditional animation by Rosana Urbes.
I was one of many invited artists to make a personal interpretation of Guida, posing for live model sessions, which was included in the final scenes of the movie.
I used dry pastels over Marrakech Paper for this painting.
Click here for VIMEO
🎨 Sobre Minha Arte NSFW
Em muitos anos de experiência com desenho de modelo vivo, vejo mais do que formas, luzes e sombras da minha parte, mas um ato de coragem e autoconhecimento de quem posa.
Trabalhando com modelos masculinos ou femininos, o respeito está em primeiro lugar, e sempre foi inegociável. Minhas obras com temática adulta honram esta confiança mútua com sensibilidade e dignidade.
Estes trabalhos retratam do sensual ao erótico, em artes marcadas por elegância, intimidade e imaginação. A estética da fotografia boudoir, da pintura clássica e da iluminação cinematográfica determinam a minha visão pessoal de beleza, fantasia e presença empoderada.
✅ Estou aberto a projetos comissionados que envolvam:
✓ Retratos de modelos vestidos, semi nus ou nus
✓ Personagens steampunk, retrofuturistas ou de fantasia
✓ Arte erótica artística / sensualidade com composição refinada e narrativa visual
✓ Musas reais ou fictícias, desenhadas com bom gosto e sofisticação
🚫 Limites que não ultrapasso
Mais do que artista, e principalmente como ser humano, sigo princípios éticos firmes em todo o meu trabalho. Não represento, sob nenhuma circunstância:
✘ Personagens ou modelos menores de idade
✘ Situações não consensuais ou com qualquer tipo de coerção
✘ Representações de humilhação, degradação ou dor
✘ Conteúdos com temática BDSM ou fetiches que envolvam violência ou controle
✘ Temas como "shota", "loli" ou regressão etária, mesmo que fictícios
Esses limites são inegociáveis e refletem meus valores pessoais como criador. Acredito que a arte erótica deve elevar, inspirar e valorizar os modelos retratados.
✍️ Sobre comissões
Se sua ideia estiver alinhada com esses princípios, terei o maior prazer em conversar sobre a criação de uma obra personalizada, baseada em personagens, referências ou conceitos pessoais.
Vamos criar juntos algo atemporal, sensual e provocativo, com respeito e sensibilidade.
_______________________________
🎨 About my NSFW artwork
As a seasoned artist with years of life drawing experience, I see more than shapes, lights and shadows, but as an act of courage and self-awareness from those who pose.
Whether working with male or female models, mutual respect has always been non-negotiable. My erotic works aim to honor that mutual confidence with elegance, artistry, and dignity.
My work depicts sensuality through a lens of elegance, intimacy, and imagination. Inspired by the aesthetics of boudoir photography, classical painting, and cinematic lighting, I focus on my vision of beauty, fantasy, and empowered presence.
✅ I welcome commissions and collaborations involving:
✓ Fully dressed, nude or semi-nude portraiture
✓ Steampunk, retrofuturistic, or fantasy characters
✓ Artistic erotica with tasteful composition and storytelling
✓ Real or fictional muses, drawn with respect and refinement
🚫 Boundaries I Will Not Cross
As an artist, and above all as a human being, I hold firm ethical standards in all my work. I will not, under any circumstances, depict:
✘ Underage characters or models
✘ Non-consensual situations or forced scenarios
✘ Humiliation, degradation, or pain-based imagery
✘ Any form of BDSM or fetish content involving harm or control
✘ "Shota", "loli", or age-regression themes, even if fictionalized
These boundaries are non-negotiable and reflect my personal values as a creator. I believe erotic art should uplift, inspire, and honor the subjects portrayed.
✍️Commissions
If your vision aligns with these principles, I would be happy to discuss a custom piece based on your ideas, characters, or personal references. Let’s create something timeless and evocative, together.